Atividade 1 - Análise da situação atual: Capitalização e recolha de informação
Dentro da primeira atividade do projeto, analisaremos a situação atuação do setor agropecuário da área de cooperação, estudando a sua atual situação tecnológica, seus problemas e suas necessidades com o objetivo de desenvolver nas seguintes atividades uma estratégia transfronteiriça para a promoção da gestão eficiente das explorações agropecuárias através da integração e promoção da inovação e da tecnologia. Nesse sentido, no âmbito da atividade atual desenvolveremos três ações:
1. Revisão e capitalização;
2. Estudo de diagnóstico e auditorias
3. Desenho do sistema de indicadores e monitorização experimental.
Documentos:
• Relatório de caracterização do setor agropecuário da área de cooperação
• Relatório de benchmarking e capitalização: identificação e análise de projetos de gestão eficiente do setor agropecuário
• Estudo de diagnóstico sobre gestão, inovação e tecnologia em explorações agropecuárias da área de cooperação
• Relatório final sobre a execução e os resultados das auditorias personalizadas
• Design do sistema de indicadores de retorno económico, social e ambiental no território transfronteiriço
• Elaborar e relatar a implementação de plano experimental de monitorização
Atividade 2 – Criação e gestão de um centro tecnológico transfronteiriço de investigação e transferência
Dentro desta segunda atividade do projeto, iremos construir um centro transfronteiriço de pesquisa e transferência (CTIT) que permita aos parceiros colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos e as últimas tecnologias disponíveis na construção de uma planta experimental de biogás de acordo com o tipo de explorações pecuárias da área de cooperação, bem como a implementação de um sistema de irrigação e adubos experimentais adaptados também às culturas típicas das regiões e questão, o que permitirá alcançar os objetivos globais do projeto: Desenvolver patentes que sejam aplicáveis aos setores agrícolas da área de cooperação, bem como a demonstração subsequente da viabilidade técnica e económica destas medidas e para determinar com precisão o seu impacto económico, social e ambiental no meio rural das regiões centrais de Portugal, Castilla e León. Para realizar esta atividade, é necessário de três ações (design estratégico do CTIT, criação do CTIT e otimização e implementação do CTIT).
Documentos:
• Auditoria de energia ao modelo de exploração
• Relatório da análise de resíduos
• Relatório de análise do solo e água
• Projeto básico e design do CTIT
• Projeto de execução do CTIT
• Relatório de teste e início do CTIT
Atividade 3 – Investigação, desenvolvimento de patentes e produção de conhecimento
Esta terceira atividade do projeto é fornecida pela atividade 1 (Análise da situação atual: Capitalização e recolha de informação) para conhecer a situação real dos agentes envolvidos na zona de cooperação e atividade 2 (Criação e Gestão de um Centro tecnológico transfronteiriço de investigação e transferência) para realizar e contrastar pesquisas que servirão para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e o subsequente pedido de patente em três linhas bem diferenciadas: sistemas de irrigação eficientes, sistemas de fertilização orgânica e ecológica e maximização na geração de biogás com as matérias-primas disponíveis na área de cooperação. Por outro lado, serão produzidas publicações e relatórios para produzir conhecimento que posteriormente será transferido para os agentes envolvidos nas atividades 4 e 6.
Documentos:
• Publicações sobre eficiência energética, uso de resíduos e geração de energia renovável, fertilizantes e uso de recursos hídricos
• Assistência e realização de congressos
• Pedido de patente
Atividade 4 – Transferência, prospeção e inovação social e económica
Esta terceira atividade por meio da realização da Atividade 4 do projeto SYMBIOSIS, pretendemos, em primeiro lugar, dinamizar do ponto de vista social o conjunto de proprietários e gerentes das operações agrícolas da área de cooperação transfronteiriça, estabelecendo sinergias e estratégias de colaboração entre eles e o sistema de ciência e tecnologia do território, a fim de promover a transferência no campo da tecnologia e da inovação aplicada ao setor agrícola e pecuário para melhorar a sua competitividade e, portanto, o desenvolvimento social e económico da Zona Central de Portugal, Castilla y León.
Para isso, criaremos a "Rede de Trabalho em Inovação e Tecnologia no Setor Agropecuário Transfronteiriço", que integrará os principais agentes do setor agropecuário e do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da área de cooperação.
Em segundo lugar, racionalizaremos e forneceremos conteúdo para a referida rede, propondo uma série de atividades específicas relacionadas aos assuntos do projeto, com o objetivo de aumentar a consciencialização, informar e formar empresários no setor agrícola da área de cooperação em gestão, inovação e tecnologia e, finalmente, vamos determinar o impacto social, económico e ambiental que o setor de cooperação de curto, médio e longo prazos implicaria para o setor agrícola, a implementação e o desenvolvimento da estratégia transfronteiriça para a promoção de uma gestão eficiente de explorações agrícolas através da sua integração através do desenvolvimento tecnológico e da inovação.
Documentos:
• Relatório da constituição da Rede de Trabalho: atas de reuniões e cartas de compromisso e de afiliação dos agentes vinculados ao projeto
• Pano de trabalho do programa de formação e capacitação: programação das atividades a realizar
• Relatório final do programa de formação e capacitação: resultados, conclusões, caderno de inscrição e participação, material gráfico e audiovisual
• Material de trabalho das oficinas: material fornecido aos participantes; material gráfico e audiovisual em vários apoios das atividades
• Relatório final dos workshops realizados; folhas de assinatura e assistência às atividades realizadas
• Relatório de atividades do plano de divulgação de progresso e resultados do projeto para a rede de trabalho
• Relatório final dos resultados do estudo sobre o impacto social, económico e ambiental da estratégia no território transfronteiriço
Atividade 5- Gestão e coordenação
A Atividade 5 inclui as ações de coordenação e gestão do projeto SYMBIOSIS, no qual o Instituto Hispânico-Luso de Pesquisa Agrícola (CIALE), da Universidade de Salamanca, atua como líder. A estrutura organizacional que será desenvolvida para a coordenação correta entre os parceiros e para o funcionamento operacional do projeto será a seguinte: Constituição de um Comité de Acompanhamento e uma Unidade de Gestão de Projetos.
Será nomeado um Comité de Acompanhamento, composto por um membro de cada uma das entidades representativas de cada região, e dirigido pelo Coordenador do Projeto (Diretor do CIALE) e cujas competências serão as seguintes:
• Tomada de decisão em relação às tarefas a serem executadas.
• Organização do trabalho e distribuição de tarefas de cada parceiro.
• Controlo do compromisso correto de cada parceiro em termos de cumprimento de prazos, financiamento e ética.
Todas as entidades espanholas e portuguesas pertencentes ao Comité de Acompanhamento serão responsáveis pela coordenação conjunta da execução e do desenvolvimento de cada uma das seguintes atividades:
• Atividade 1 - ITACYL, IPCB
• Atividade 2 - QUANTUM, UNIVERSIDADE DE COIMBRA
• Atividade 3 - IPC, CIALE
• Atividade 4 - ITER, INOVCLUSTER
• Atividade 5 - CIALE
• Atividade 6 - ITER, INOVCLUSTER
As reuniões periódicas do Comitê de Acompanhamento (de natureza semestral) permitirão um controle rigoroso da execução das diferentes fases do projeto e resolverão os problemas e as diferenças de critérios que possam surgir durante seu desenvolvimento. Para este fim, serão adotadas as medidas preventivas e corretivas adequadas, com base no funcionamento operacional e em relação à vontade maioritária dos parceiros.
Haverá também uma Unidade de Gestão que funcionará no local e terá a seguinte função principal: execução das tarefas propostas pelo Comité de Acompanhamento. Será formado por técnicos pertencentes às diferentes instituições envolvidas no SYMBIOSIS.
Desta forma, os objetivos do sistema de gestão proposto são:
- Promover o desenvolvimento das técnicas, ferramentas e calendários descritos nas atividades 1, 2, 3 e 4
- Implementação do sistema de comunicação e visibilidade do projeto (Plano de Comunicação, Atividade 6). Página da Web (definição dos diferentes níveis de usuários e seus ambientes (informação, leitura, acesso restrito)
- Implementação do sistema de monitoramento e avaliação do projeto
- Preparação de relatórios de avaliação e execução de projetos (intermediário e final)
- Solicitação para realizar auditorias de despesas elaboradas por auditores externos
- Estabelecer comunicação entre os parceiros e a Secretaria Técnica do Programa Conjunto e as Autoridades de Gestão, a fim de alcançar um cumprimento eficiente dos objetivos do SIMMBIOSIS e informar as Autoridades competentes do Programa no tempo previsto.
- Permitir a transferência dos resultados do projeto para outros possíveis parceiros, regiões e países, enquanto o projeto SYMBIOSIS pode ser considerado uma boa prática do Programa INTERREG 2014-2020 Espanha-Portugal
Documentos:
• Manual de gestão e coordenação de projetos
• Agenda e atas do comité de acompanhamento correspondente ao 1º semestre do projeto
• Agenda e atas do comité de acompanhamento correspondente ao 2º semestre do projeto
• Agenda e atas do comité de acompanhamento correspondente ao 3º semestre do projeto
• Agenda e atas do comité de acompanhamento correspondente ao 4º semestre do projeto
• Agenda e atas do comité de acompanhamento correspondente ao 5º semestre do projeto
• Agenda e atas comité de acompanhamento correspondente ao 6º semestre do projeto
• Relatório intercalar avaliando a execução do projeto
• Relatório final de avaliação sobre a execução do projeto
• Auditorias de despesas dos beneficiários
Atividade 6 - Comunicação
O objetivo geral das atividades de comunicação é garantir a visibilidade do projeto realçando a sua realização no âmbito do POCTEP e cofinanciado com fundos FEDER através de uma comunicação eficiente e transparente. Os objetivos específicos são:
• Dar a conhecer o projeto pelos principais grupos-alvo e divulguar os progressos realizados e os resultados obtidos durante o curso do projeto.
• Os destinatários a que se destinam as atividades de divulgação são as empresas e associações dos setores envolvidos no projeto, os parceiros da parceria, a Secretaria Técnica Conjunta e, portanto, a Autoridade de Gestão do Programa POCTEP, a comunidade científica, a comunicação social e agentes económicos e sociais, e sociedade em geral.
Documentos:
• Plano de comunicação
• Website
• Página do Facebook
• Vídeo
• Newsletter
• Relatório de resultados de comunicação
• Eventos
• Material de divulgação (pastas, folhetos, canetas, usb pendrive)